quarta-feira, 1 de junho de 2011

O charme dos utensílios de ágata

Ágata, material  charmoso que nos remete ao passado... já houve um tempo em que as peças de banheiro como saboneteiras, bidês, vasos  sanitários, banheiras e pias eram todas em ágata, até os fogões  e máquinas de lavar de antigamente eram deste material, lembro que a minha mãe teve um fogão que acompanhou a minha família por muitos anos,  isto aconteceu num tempo em que as peças eram feitas para durar! Nos dias atuais  com a alta da gastronomia, é mais comum encontrar panelas, alguns acreditam que  são menos prejudiciais que as panelas de alumínio que podem liberar este metal quando aquecidas, pelo sim ou pelo não, eu tratei logo de substituir as panelas de casa  por estas belezas de ágata, confesso que no início tive um pouco de dificuldade, pois elas esquentam muito, demorei um pouco para me adaptar, mas logo aprendi que o melhor é manter a temperatura de média para baixa se eu não quiser queimar a comida, a vantagem é que  as panelas são lindas,  podem ser coloridas (as minhas são vermelhas)  e o cozimento é bem mais rápido comparado com as outras panelas.
 Se deixar cair ou bater forte, a camada vitrificada lasca, e o ideal neste caso é  não  utilizar mais   para cozinhar, mas podem ser reaproveitadas, como vasos ou apenas como objetos decorativos, ficam bem legais! Há algum tempo eu venho guardadando algumas imagens sobre este tema, espero que gostem!!!












  

Créditos: One to go, From Greenwich, Little blue deer e Azuki design.

11 comentários:

  1. Adooooro essas peças antiguinhas, rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, flor!
    Esse tipo de louça é realmente um charme. Quando me casei eu vivia procurando por elas pra comprar e nunca achava. Comprei umas peças que vi uma vez na Camicado, mas eram numa única cor. Comprei um jogo de café: bule + 2 xícaras vermelho. Adorei :)

    Bjux :*
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Lindo, adoro!
    Bjos
    Mônica
    minhasinvencionices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Linda esta postagem,eu amo
    peças de ágata!
    o conjunto vermelho com
    bolinhas brancas e um charme!
    bjs tenha dias abençoados!

    http://alcenacvc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pois é, há um tempo atrás não davamos a mínima para esse material. Agora quem não quer uma pecinha que seja, uma canequinha, um bulezinho, o que for...

    beijinhus, Mayana

    baonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá. Olha, estou sentindo sua falta lá no meu blog, fico muito feliz com seus comentários e você sumiu, rsss.
    Compartilho com você o amor por estas peças, tenho uma panela tão antiga que ganhei da minha mãe que ela é vermelha, com as bordas e tampa preta e o interior branco, amo de paixão, amo tanto que estou transformando aos poucos as coisas da minha cozinha nesse padrão de cor.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro este material!!! Lembra a minha infância em férias no interior da Bahia na casa da minha avó. A gente lavava o rosto em uma bacia linda que ficava na varanda, como eu gostava daquele tempo!!! E as canequinhas penduradas? A gente ia tomar café e queimava os dedos...rssss
    Estou esperando você mandar as cores dos seus quadrinhos tá? Se quiser na cor original mesmo que é o fundo preto, um paninho branco e o outro paninho bege mando logo porque tenho pronto. Mas acho que ia ser legal vc escolher da cor que vc quiser. Manda para o meu email: cmdamas@gmail.com. Estou doida pra mandar para você este presente!!! Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriana.
    Tudo bem?
    Que peças lindas!
    Amei!
    E seu gatinhos, então?
    A minha Bijú é identica ao seu Leonardo Da Vinci.
    Ela apareceu aqui em casa, sabe? Antes disso, nunca tivemos gatos. Sempre cachorros.
    Ela era uma coisinha muito pequenina, abandonada e desprotegida.
    No princípio, tive medo, pois nunca tinha cuidado de gato antes. Mas em março, fez 2 anos que já está conosco.
    Minha mãe q sempre encheu a boca para dizer q não gostava de gato, hj, sai da cadeira para deixar a Bijú dormir!
    A gente mora em casa e ela é criada livre; quando quer volta para casa. Nas noites mais frias, procura minha cama e dorme comigo.
    Bom, mas o comentário era para falar do seu post...rsrsrs
    Tá lindo!!!
    A variedade, as cores, a decoração... tá show!
    Bjosss

    ps: já tô te seguindo

    ResponderExcluir
  9. Passei para conferir seu blog e achei tudo muito lindo. Eu gosto de apreciar beleza e esses bulinhos de agata me transportaram para minha infancia, la no interior das Minas Gerais. Era bem comum tomar cafe em caneca de agata.
    Fiquei seguidora! Quando tiveres um tempinho, passa na minha casa para tomar um cafezinho (virtual)kkkkk.
    Bjocas, Betsy

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita, adorei!
    Bjocas, Betsy.

    ResponderExcluir