terça-feira, 10 de maio de 2011

"Pele Preta" - Maureen Bisilliat

Acervo: Instituto Moreira Salles

Após estudar pintura em Paris e Nova York, a inglesa Maureen Bisilliat chegou ao Brasil em 1952. Passados onze anos, ela ainda não havia encontrado um caminho próprio quando realizou o ensaio fotográfico intitulado Pele Preta. Era o primeiro apresentado ao público. As imagens revelam notável domínio da técnica do chiaroscuro, ao registrar uma mulher e seu sobrinho, então moradores de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. “O corpo humano, minha porta de entrada na pintura, acabou por me levar à fotografia”, explica Maureen.
“A série Pele preta deriva de meus tempos de estudante, quando frequentava ateliês de modelo vivo, atenta à anatomia, à movimentação do corpo e à iluminação.”    Maureen Bisilliat

Fontes: Revista Cult/Paraty em Foco

4 comentários:

  1. Olá, que bom que gostou, sou sim irmã da Carla. Seja muito bem vinda. Amei a foto. Bj. Iara

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de fotografia. Quero fazer um curso para fazer fotos lindas como essa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. ISSO ME LEMBRA CASA DA AVÓ...PENA Q NAO TENHO MAIS ELA AQUI.

    ResponderExcluir
  4. Viviane, acho que tem razão, esta imagem transmite uma poética sensibilidade, que tem tudo haver com aquelas pessoas que amamos muito!

    beijo

    ResponderExcluir